Teorias do Poker

Textos selecionados e traduzidos para português para lhe ajudar a jogar seu A+.

  • CÓDIGO DE BONUS PT200 PARA BÔNUS DE 100% ATÉ $200

    OBS: Limpar os cookies antes de fazer o download $200 de Bônus no Everest Poker

#06 – Criando Uma Tabela de Mãos Inicias em No-Limit – Middle Positions Standards

Posted by Especulador em dezembro 12, 2007

Building a No-Limit Hold’em Starting Hand Chart – Middle Position Standards

Escrito por Ed Miller, traduzido por Especulador

Para ler o restante da série, clique nos links abaixo:

Criando Uma Tabela de Mãos Inicias em No-Limit – Early Position Standards
Criando Uma Tabela de Mãos Inicias em No-Limit – Jogando em Early Position

Eu recomendei jogar muito tight em early position (os quatro primeiros assentos de um jogo 10-handed), sugerindo que você jogue somente qualquer par, AK, AQ, AJs, ATs e KQs. Em middle position (os próximos dois assentos depois da early position), eu ainda recomendo você a jogar tight, mas se seu jogo é bom você pode mixar um pouco.
Eu chamo de middle position os dois assentos após os 4 assentos de early positon. Isto é, são as cadeiras dois e três antes do button. Isto corresponde a UTG e UTG+1 em um jogo 6-max. Irei dividir minhas recomendações abaixo em três categorias: se você está abrindo o pote, se você está jogando depois de um ou mais limpers, e se você está jogando contra um raise.


Se Você Está Abrindo o Pote

Todos na sua frente foldaram. Ou porque múltiplas pessoas foldaram em um ring game, ou porque você é primeiro a agir em um jogo shorthanded. Matematicamente falando, as situações são idênticas. Na prática, eles podem jogar um pouco diferente porque jogadores de full ring geralmente tem expectativas e estilos de jogo diferentes de jogadores de 6-max. Mas isso não vem ao caso, e em qualquer evento, você deve adaptar seu jogo a como seus oponentes jogam, e não ao número de oponentes que iniciam a mão. Você está em uma situação um pouco melhor abrindo o pote de middle position que se estiver em early position por três razões:

  1. É mais provável que a mão terminará com você jogando em posição contra os blinds.
  2. É mais provável que você irá roubar os blinds se der um pequeno raise.
  3. É menos provável que você irá colidir com uma mão monstro.

Obviamente, é também mais provável que você jogará de segundo a último em um multiway pot, e assim por diante.

Por esta razão, eu abrirei meu padrão um pouco. Na maioria dos jogos, somado aos pocket pairs, AK, AQ, AJs, ATs e KQs, adicionarei AJ, KQ, AT, KJs, QJs, e A9s-A8s. Em alguns jogos, irei na maioria das vezes parar aqui. Eu pararei quando loose e tight players estiverem depois de mim, e não estiverem me permitindo ir para o heads-up com os blinds como quero. Quando eu abro com uma mão fraca em middle position, eu definitivamente quero uma chance decente para jogar em posição contra os blinds. Se isso é improvável, então eu quero jogadores realmente ruins depois de mim. Se eu tenho loose e tight players, irei tipicamente passar tudo que for marginal.
Observe que essas mãos marginais incluem algumas mãos populares com fracos aces suited e médios suited connectors. Essas podem ser boas mãos em no-limit, mas elas tendem a ser jogadas pobres fora de posição em raised pots contra jogadores bons. Uma vez que você está fora de posição, você não terá a típica equidade de blefe que normalmente tem. E os stacks não terão o tamanho correto para tentar fazer uma mão e vencer um monstro. Além disso, você terminará em muitas situações desagradáveis.
Se eu não estiver preocupado com os jogadores depois de mim, seja porque eles são tight ou porque eles jogam muito mal, então eu tendo a abrir com aces suited e suited connectors também, como algumas fracas mãos altas tipo KTs, KJ, e daí em diante. Muitas vezes evito essas mãos mesmo em bons jogos em early position, uma vez que é muito mais provável que irei colidir com uma big hand ou terminar em uma situação pós-flop indesejável.
Então, eu abro em middle position com AA-22, AK-AT, KQ, A9s-A8s, KJs, e QJs. E se o jogo está soft, eu adiciono A7s-A2s. JTs-54s, KJ, KTs, e mais algumas poucas mãos para temperar.

Se Você Está Jogando Depois de Um ou Mais Limpers

A principal diferença aqui, obviamente, é que você tem menos chance de vencer pré-flop sem uma briga, e mais chances que terminará jogando um multiway pot. Como primeira aproximação, você pode adotar o mesmo padrão acima mencionado e então ajustá-lo um pouco dependendo de quem entrou no pote e da maneira que o jogo anda. Isto é, se um jogador realmente ruim entrou no pote, você pode se soltar (e até mesmo dar raise em todas as mãos para isolar) mais do que você iria querer se fosse o primeiro a entrar. E se um jogador realmente tight entrou, você pode descartar as mais fracas das cartas altas (A8s ou KJ) por medo de estar dominado. (Apesar de que você pode jogá-las mesmo assim se o jogador tight for também bastante previsível e você não perderá muito com o segundo melhor kicker.)
Infelizmente, é difícil chegar a um firme ajuste ao range de mãos quando limpers entraram porque limpers podem mudar o aspecto geral de uma mão em numerosas e diferentes maneiras. Mas o range de mãos sem limpers é de fato uma razoável tentativa.
Vou lembrar uma coisinha antes de continuar. Eu prefiro significativamente os altos suited connectors que os baixos se eu sinto que um multiway pot está se formando. Eu penso que T9s tem um pouco mais de vantagens nas quais 54s não se inclui:

  • Nem todo pote que você vencer será com um monstro ou com um roubo. Alguma vezes, mesmo em multiway pots, você irá flopar um par e levar. Você irá bater seus quatro oponentes mais provavelmente se flopar T com T9 do que se flopar um 4 com 54.
  • Você terminará em um final feliz em flush-over-flush muito mais provavelmente com T9s do que com 54s. Isso não ocorre freqüentemente, mas podem ser grandes potes e por isso uma grande oscilação.
  • Maiores suited connectors podem ter também vantagens “intangíveis”. Eles tendem a conectar com mais flops ameaçadores que os baixos connectors. Alguém com AA teme um flop JT8 mais que um flop 642. Isso pode ser bom ou mau para sua mão, mas como connectors ganham muito de value por stealing, é provavelmente um resultado líquido positivo para poder pressionar boards assustadores.

Uma pequena anedota sobre grandes VS pequenos suited connectors. Hoje eu joguei uma mão onde eu tive 8s7s. Eu abri o pote com um raise de middle position, e foi pago pelo Button e um blind. O flop veio As9h5s. Eu aposto metade do pote e sou pago por ambos os jogadores. (Eu provavelmente deveria ter apostado mais porque ele podem pagar esse bet com muitas mãos). O Kc vem no turn, e eu decido mandar outro tiro ao pote com um bet de cerca de dois terços do pote. Fui pago pelo Button. O river foi Jd, de forma que o perdi totalmente. Pedi mesa. Meu oponente deu check behind e mostrou 3s2s para outro derrotado straight-and-flush combination draw. Como joguei meu 8, ganhei o pote.

Se Você Está Jogando Contra um Raise

Seja tight! Um jogador já anunciou uma boa mão, e se você pagar, pode facilmente ser “ensanduichado” entre o raiser e um ou mais jogadores com posição sobre você. Essa é uma situação indesejável, e com toda franqueza, você precisa de uma mão forte para ter value aí. A não ser que o raise seja estranhamente alto, eu ainda jogo qualquer pocket pair, porque pockets pairs são mãos incrivelmente fortes. Eu jogo ainda AK. Dependendo do raiser, eu posso parar por aqui. Ou posso incluir, AQ, AJs, KQs, e até mesmo algumas mãos mais. Mas apenas isso. Você estará procurando grandes problemas se jogar loose em middle position contra um raise. Especificamente, faça-se um favor, e não jogue fracos aces suited ou suited connectors. Você muito provavelmente terminará em um grande pote, fora de posição e pressionado. Más noticias.
Agora ocasionalmente você encontrará alguém que faz pequenos raises insignificantes que não trazem mais ameaça que um limp. Contra um desses raises, você pode tratar como se estivesse contra limpers. Mas a maioria dos jogadores não fazem esses raises, e mesmo se seu oponente seja loose e aggressive, ele ainda pode fazer uma mão, e você ainda estará ensanduichado entre o raiser e potenciais callers.

Em suma, eu acho que muitos jogadores jogam muito loose para seus próprios bens em middle position. De dois a três lugares do button, ainda há uma grande chance de terminar jogando fora de posição. Se seu jogo é soft e você tem um bom controle pós-flop e leitura de mãos, então você pode investir com algumas mãos marginais. Mas se houver jogadores espertos depois de você, jogue menos loose do que joga em early position. Isto é válido se você estiver jogando em um full ring onde poucas pessoas têm foldado, ou se você for UTG ou UTG+1 em um 6max.
No próximo capítulo, falarei sobre como jogar essas mãos de middle position – Se dar limp ou raise (e quanto) com elas, e se pagar um raise pré-flop ou fazer um reraise.

Uma resposta to “#06 – Criando Uma Tabela de Mãos Inicias em No-Limit – Middle Positions Standards”

  1. […] Lembrando da primeira parte, considera-se que estamos jogando 10-handed onde todos os jogadores têm o stack de aproximadamente 100 BB. Se os stacks forem substancialmente diferentes, as recomendações seriam substancialmente diferentes. Num jogo 6-handed, middle position representa os dois primeiros lugares, e você pode usar essas recomendações como se estivesse num jogo 10-handed e os jogadores em early position foldaram. Na última seção, nós dividimos as recomendações em três grupos: abrindo o pot, jogando contra limpers e jogando contra um raise. Faremos o mesmo aqui. […]

Deixe uma resposta

 
