Teorias do Poker

Textos selecionados e traduzidos para português para lhe ajudar a jogar seu A+.

  • CÓDIGO DE BONUS PT200 PARA BÔNUS DE 100% ATÉ $200

    OBS: Limpar os cookies antes de fazer o download $200 de Bônus no Everest Poker

#36 – Coisas Que Levei Um Tempo Para Aprender – 3-bets/4-bets

Posted by staedert em agosto 21, 2008

Things it took me a while to learn – Part 5:  3-betting/4-betting

Escrito por Bond18, traduzido por Staedert

É difícil achar um bom equilíbrio entre dar 3-bet pré-flop demais e não dar o suficiente. Por bastante tempo eu dava 3-bets sem parar, pelo menos para tornar a vida das pessoas mais difícil e para piorar minha imagem. Ao longo dos últimos meses, através de muita análise, eu sinto que recuei um pouco e atingi um equilíbrio bastante bom.

Eu junto 3-bets/4-bets em duas categorias, por valor e como resteal. A maior parte desse artigo vai focar em 3-bets, já que é muito mais comum que 4-bets. É provável que você possa passar meses sem dar 4-bet pré-flop como blefe e isso não seria uma falha séria, especialmente em limites mais baixos. Então vamos aprofundar sobre 3-bets primeiro:

O primeiro fator importante a respeito de 3-bets é o tamanho do stack. Se você tem menos de 27 BBs eu diria que praticamente qualquer 3-bet deve ser all-in. Porém há uma exceção para jogadores que levam all-ins muito a sério, mas vão tolamente doar uma tonelada de stacks efetivos para uma 3-bet normal. Nessas situações se o botão dá raise de 3x e você tem uma grande mão no BB, você deve dar 3-bet para 9x e então ir all-in ou dar check/all-in na maioria dos flops, dependendo de quão bons eles forem para você. Se você apostar tanto do seu stack pré-flop, você nunca deve dar check/fold no flop.

Essa jogada é basicamente conhecida como “go and go”. A execução mais normal do 3-bet go and go acontece com cerca de 28-36 BBs. A idéia básica é: simplesmente ir all-in pré-flop é um pouco exagerado. Porém sua mão é boa demais para dar call. Então você dá 3-bet numa quantia que fará seu all-in no flop (ou o ocasional check/all-in) muito natural.

Exemplo: Seu stack: 35 BBs. Stack do CO: 40 BBs. Você tem AsQs no BB.
Pré-flop: chega em fold no CO, ele dá raise de 3 BBs.
Certo, agora o erro que alguns jogadores cometem aqui é dar uma 3-bet pequena demais. Com 28 BBs dar 9 BB seria bom, mas numa situação como essa você precisa inflar o pot, então eu recomendo fazer cerca de 11 BBs. Supondo que há antes, se o CO escolhe pagar haverá cerca de 24 BBs no meio e você terá apenas 24 BBs restantes no seu stack. Na grande maioria dos flops você terá que abrir all-in. VOCÊ SÓ DEVE DAR CHECK QUANDO VIER UM FLOP FANTÁSTICO. Se ele vier Ad 7s 2s (ou coisa do tipo) você deve dar check/all-in nesse flop. Então se após eu escrever esse post eu ver alguém fazer isso e dar fold num flop porque está com medo de ir all-in, eu vou barbarizá-lo.

O próximo fator importante no tamanho dos 3-bets é não tentar mantê-los consistentes. A coisa mais óbvia que se vê é gente dando 3-bet mínima ou pequena com suas grandes mãos para não perder quem deu raise. Contra vilões ignorantes que só vêem o custo baixo e clicam o botão de call isso é OK, mas contra qualquer um capaz de pensar sobre uma mão, isso é bastante ruim, já que você está entregando a sua força. Você vê esse tipo de coisa mesmo nos níveis altos e vindo de bons jogadores, e toda vez que vejo um bom jogador tentar dar 3-bet pequena com AA/KK contra outro bom jogador, eu apenas rio sobre o quão claramente eles são tolos. Na maioria das situações, o fator decisivo sobre o tamanho da sua 3-bet deve ser stacks efetivos, não força da mão.

Agora vamos falar sobre 3-bets como resteal, ao contrário de por valor. Executar isso propriamente requer um entendimento de fatores extra jogo. Você deu muitas 3-bets recentemente? Mostrou mãos muito fortes após suas 3-bets? Está próximo de uma bolha? Quais são as posições? O vilão está abrindo muitos pots? Você numa situação de bolha em que o vilão se importa? O vilão está prestando alguma atenção à mesa?

Há dois tipos de resteal, all-in e com fichas para trás com a intenção de dar fold para um all-in. Vamos falar sobre a execução adequada de ambos:

All-in: o tamanho de stack apropriado seria cerca de 13-21 BBs. Com menos de 13 BBs você não tem realmente qualquer fold equity, e ir all-in com 22 BBs ou mais com uma mão abaixo da média tende a ser  desperdício. A maioria das 3-bets all-in deve ser sobre um raise do HJ, CO, button ou SB. A maioria das pessoas não é loose o suficiente nas posições anteriores para que consiga folds suficientes, embora seja lucrativo contra certos jogadores. Eu prefiro fazer isso com mãos que tem alguma equidade quando pagas, Ax do mesmo naipe, suited connectors/um/dois gaps, duas figuras baixas. Entretanto, às vezes você vai encontrar situações em que dar resteal com quaisquer duas cartas é +EV (especialmente próximo a bolhas), então se você reconhecer uma situação dessas não tenha medo de explorá-la com o que tiver.

Com fichas para trás: é claro que começamos com tamanhos de stack. Como eu odeio colocar 30%+ do meu stack pré-flop e dar fold pós-flop, não faço essa jogada a não ser que os stacks efetivos sejam de 35 BBs ou mais. Uma vez ou outra você se verá numa situação rara em que possa fazer isso com cerca de 30 BBs, mas não é muito frequente. Há uma grande diferença em fazer isso em posição e fora dela. Eu tendo a apostar 2-3 BBs a mais quando fora de posição para tentar prevenir um pot inflado fora de posição com uma mão fraca.

Exemplo: Stacks efetivos 40 BBs. Eu tenho 57s numa situação que eu considero realmente boa para um resteal.
A – CO deu raise, sou o button. CO dá raise para 3 BBs, eu tendo a voltar 8.5-9.5 BBs. Se o vilão pagar e eu flopar um grande draw, eu tendo a me atolar independente dele apostar ou dar check. Se eu flopo um draw fraco e ele dá check eu tendo a dar check por trás. Se eu flopar um par e ele apostar eu provavelmente darei fold, se eu flopo um par ele dá check minha decisão depende da textura do bordo e do vilão.
B – CO deu raise, eu sou BB. CO dá raise para 3 BBs. Eu tendo a voltar 10.5-11.5 BBs aqui.
Se o vilão paga e eu flopo um grande draw eu provavelmente aposto perto do pot inteiro para fazer ele perceber que não tem FE. Se eu flopo um par eu tomo uma decisão de momento baseado no range de call esperado do vilão e textura do bordo. Qualquer outra coisa eu provavelmente dou check com a intenção de dar fold para a maioria dos bets.

Certo, agora sobre 4-bets. Obviamente todos sabem como dar 4-bet all-in com uma grande mão depois de conseguirem receber uma 3-bet. Então vamos falar sobre como dar 4-bet com um range amplo esperando que o vilão dê fold. Primeiramente essa é uma jogada muito raramente usada, e depende extremamente de fatores extra jogo.

Eu acho que stacks efetivos ideais para isso são cerca de 37-43 BBs. Mesmo isso depende do vilão, já que alguns vão dar 3-bet em você com stacks efetivos de 32 BBs com a intenção de dar fold para um all-in. Nessa situação, conhecer o vilão é tudo. Em stakes baixos há muito poucos jogadores que dão resteal frequentemente, então se você tentar essa jogada estará basicamente tentando blefar algum cara que deu reraise em você com TT/AQ e agora ele não sabe o que fazer porque ele não pensa a frente. É algo tão raro que mesmo no meu volume de jogo eu faço apenas 1 a 3 vezes por semana. Porém, se você conseguir achar um vilão que pareça dar 3-bets em você ou em vários outros vilões com freqüência, e você dar raise e novamente ele dar 3-bet (isso fica um pouco mais fácil se ele der um tell de tamanho de bet, como apostar menos em resteals ou etc), uma vez ou outra você precisa retomar o controle dando 4-bet all-in.

Certo rapazes, é isso por ora. Como sempre, se tiverem dúvidas basta perguntarem.

Deixe uma resposta

 
