Teorias do Poker

Textos selecionados e traduzidos para português para lhe ajudar a jogar seu A+.

  • CÓDIGO DE BONUS PT200 PARA BÔNUS DE 100% ATÉ $200

    OBS: Limpar os cookies antes de fazer o download $200 de Bônus no Everest Poker

#37 – Coisas Que Levei Um Tempo Para Aprender – Estratégias e mentalidades falsas

Posted by staedert em agosto 22, 2008

Things it took me a while to learn – Part 6: Strategy and Mentality Lies

Escrito por Bond18, traduzido por Staedert

Lamento informar que mentiram pra você. Na verdade, não tenho certeza se mentira é a palavra certa, mas é má informação com certeza. Essa é a verdade: muitos dos conceitos comuns de torneio, estratégias, e mentalidades escritas sobre eles não prestam. Esse lixo está tão infiltrado na sociedade do poker que aqueles que não gastam a sua vida online ou conseguem um mentor muito bom provavelmente vão permanecer em ignorância. Então me permita esclarecer algumas das maiores mentiras que lhe contaram:

1. “Você pode achar uma situação melhor”? O quê? Ouça, qualquer situação boa assim, o que significa QUALQUER SITUAÇÃO QUE SEJA +EV/+cEV, é uma situação em que você deve entrar. Agora, ocasionalmente há situações que são +cEV mas você deve dar fold porque são -EV? Sim. Um exemplo óbvio é dar fold com AA num satélite em que você tem um lugar garantido. Quer um exemplo melhor que algo tão simples? OK, aqui está um:

Eu recentemente joguei um evento ao vivo de 3k em Melbourne com cerca de 440 inscritos. A estrutura era muito deep, muito lenta e tinha antes altos. 40% do field entrou através de freeroll e provavelmente menos de uma dúzia de jogadores em todo o field era de fato bons jogadores de torneio. Se eu fosse o BB na primeiríssima mão com um stack de 20K em blinds de 50/100 com 22, e chegasse em fold no SB que desse all-in com seus 20K e virasse AKs, eu daria fold. Porém, realmente é necessário um exemplo tão extremo pra me fazer pensar em passar uma situação +EV. ENTÃO PARE DE FAZER ISSO!

2. “Você arriscou seu torneio com isso?” Eu ouço isso o tempo todo em torneios ao vivo, acho que é porque ao vivo você normalmente só joga um torneio por dia, e no caso de um grande evento principal, as pessoas podem ter esperado meses ou o ano inteiro por ele. Ainda assim, absolutamente não há desculpa. Sua vida no torneio não tem valor exceto o sentimental, então a não ser que você pretenda engarrafar a sensação mágica de vida no torneio e vender para Hallmark para fazer um cartão de Natal, pare de desperdiçar seu tempo com essa mentalidade.

O que realmente tem valor num torneio? Fichas. Se seus oponentes num torneio ao vivo não lhe dizem às vezes algo como “cara, você é maluco!”, você provavelmente não está jogando bem. Um bom exemplo de como as pessoas ficam nits com a sua sobrevivência no torneio são seus ranges de all-in e resteal all-in. Um exemplo:

Cerca de 15-20 jogadores antes da premiação, num evento de $1500 da WSOP, chegou em fold em mim com J5o no botão com 11 BBs com antes em jogo. Ambos os blinds eram jogadores padrão frágeis do jogo ao vivo. Eu fui all-in porque eu sei o quão insanos são os ranges de call deles, especialmente moderadamente próximo da bolha. O SB pensou por uns 8 anos antes de pagar com AQo, então o BB foldou e mostrou AQs. Quando eu mostrei minha mão sobre a mesa ouvi vários insultos por ter apostado meu stack com J5o. A mentalidade que você realmente precisa ter é aceitar ser eliminado se isso significa criar situações +EV. Só porque você esperou muito tempo para jogar esse torneio não significa que você tem uma desculpa para jogar mal.

3. “Eu não quis arriscar tudo num coin flip.” Essa deve ser uma das mais comuns. Aqui está a simples verdade nas situações de coin flip mais prováveis: no ponto em que você considera dar fold sabendo que deve estar num coin flip, provavelmente já há dinheiro demais no pot para dar fold. Se você dá raise 3x com AQo e um cara vai all-in com 15-20x, e você supõe que o range dele é AJ+/66+ (você tem cerca de 43,5% de chances contra esse range bastante tight e que não considera blefes, e ainda está basicamente flipando), você NÃO VAI dar fold. Nâo há nada errado em entrar num coin flip enquanto ele for +EV, especialmente quando os antes entram em jogo.

4. “Meus oponentes são muito bons, eu vou evitar confusão.” Olha, você precisa ter confiança em seu jogo. Se você realmente acha que está cercado por jogadores que são muito melhores que você, provavelmente está no torneio errado (a não ser que você tenha vencido um satélite ou coisa do tipo). As chances são que seus oponentes não sejam tão bons quanto você considera ou os resultados deles sugiram. Eu encorajo você a ter confiança próxima de orgulho delirante. É OK ficar um pouco mais tight se você se encontrar uma mesa de jogadores melhores, mas não fique nit ao ponto de que eles podem partir pra cima de você e você esteja paralisado para impedi-los. Torneios de poker podem ser muito decepcionantes, mas chegar na mesa se sentindo derrotado praticamente garante isso.

5. “Torneios de poker são sobrevivência.” Não realmente. São sobre acumulação para permitir a criação de situações +EV. Eu acho que isso já foi coberto bem, mas é outro conceito comum que eu acredito ser totalmente falso.

OK, é o que tenho por hora. Se alguém tiver outros erros comuns que gostariam de sugerir, posso falar sobre eles. Espero que isto ajude e como sempre, todas as dúvidas são bem-vindas.

Deixe uma resposta

 
