Teorias do Poker

Textos selecionados e traduzidos para português para lhe ajudar a jogar seu A+.

  • CÓDIGO DE BONUS PT200 PARA BÔNUS DE 100% ATÉ $200

    OBS: Limpar os cookies antes de fazer o download $200 de Bônus no Everest Poker

#42 – Coisas Que Levei Um Tempo Para Aprender – Administração do tilt e do tempo

Posted by staedert em agosto 29, 2008

Things it took me a while to learn – Part 11: Time and Tilt Management

Escrito por Bond18, traduzido por Staedert

Tenho algum tempo durante a próxima semana antes que precise voltar ao poker ao vivo, então pensei em voltar a escrever alguns desses artigos. Muitas pessoas no tópico “o que você quer ver nesses artigos” disseram que estavam curiosos sobre administração do tempo (e num menor grau, volume), e administração emocional/do tilt. Nenhum deles parecem ser assuntos incrivelmente elaborados e então decidi combiná-los, apesar de não serem tão relacionados.

Administração do tempo: O chato sobre MTTs é que são a forma de jogar poker mais restritiva quanto a liberdade de tempo. Nâo só os torneios começam num horário que não decidimos, como torneios online frequentemente duram 5-10 horas e ao vivo, vários dias.

Quanto ao poker ao vivo temos muito pouca escolha ao administrar o tempo, já que só podemos estar em uma mesa e todas as pausas/descanso são estruturadas para você. A parte mais difícil a respeito de administração do tempo no poker ao vivo é manter-se longe das tentações, para ter sono suficiente à noite e assim poder jogar bem. Em qualquer noite durante digamos, a WSOP, as pessoas vão sair para comer, festas, clubes de strip, bares, e se você não é um pária social, freqüentemente vai receber convites. Se você vai jogar no dia seguinte às 12h, provavelmente deve acordar pelo menos meia hora antes (dependendo de onde você está hospedado) para que possa tomar banho, se vestir e colocar alguma comida decente no seu corpo antes que precise jogar. Juro por Deus que se outro imbecil sentar do meu lado num evento ao vivo sem tomar banho e cheirando como lixo, eu vou socá-lo na garganta.

No poker online, administração do tempo é um certo malabarismo. Meu processo pessoal é algo assim: Acordar, tomar banho, tomar café na frente do computador, abrir 3-6 torneios (dependendo da hora em que começo) e continuar me registrando pelas próximas 4 horas mais ou menos, com a ajuda da minha namorada ao fazer alguma comida depois de umas 4-5 horas no meu turno. Meu dia médio acaba durando cerca de 8 horas, mas alguns podem levar menos de 6 ou mais de 10, dependendo de quais torneios fui longe e se eu parar de me inscrever cedo. Jogo cerca de 6-10 mesas ao mesmo tempo em duas telas, e em dias realmente intensos posso atingir 12, mas minha média é cerca de 7 ou 8, o que for confortável no momento. Durante o dia eu devo joga cerca de 15 torneios, dependendo do dia da semana, em 6 ou mesmo 7 dias por semana. (embora às vezes pela metade, para que eu possa parar cedo e sair pelo resto do dia)

Há vários atoleiros nesse tipo de sistema. O que fazer quando tiver fome? Eu recomendo ter comida fácil de preparar que não seja junk food, e ficar longe de coisas que o façam sentir letárgico (álcool, peru, comida gordurosa.) Sobre usar o banheiro, nesse caso é bom jogar com mais alguém no local (embora no atual ponto da paranóia sobre uma conta por jogador quem sabe, você pode ser acusado de violar as regras por isso), ou ter um laptop para o qual você possa mover todas as suas mesas. Conforme o dia avança você deve se concentrar nos torneios em que foi longe, já que muitos jogadores entram no piloto automático no começo dos torneios (como muitas vezes eu mesmo faço). Quando atingir a premiação, e certamente na mesa final, a maioria dos jogadores estará prestando pelo menos alguma atenção a cada mão. Às vezes manter o foco durante um dia tão longo pode ser difícil, e não posso culpar quem entra em piloto semi-automático enquanto joga 9 mesas, desde que a cada vez que aparecer uma decisão séria, você pare e realmente pense a respeito. Usar PT/PAHUD também ajuda, e eu normalmente prefiro colocar um par de mesas no lugar mais conveniente para mim, normalmente as mais caras ou nas quais eu fui mais longe, e prestar muita atenção especificamente nelas e fazer muitos notes. Tenho certeza que qualquer um que prestar atenção e tentar fazer notes em cada mão de cada mesa (enquanto joga 8 mesas) durante todo o dia vai enlouquecer, mas se você não tem problema com esse tipo de atitude, vá em frente.

Acerca de quantos dias por semana você deseja jogar, eu acho que é mais fácil para o jogador de poker jogar mais dias porque gosto do meu trabalho (alguns de nós não), mas também porque não perdemos tempo para nada além de trabalhar. Não há transporte, nem procurar vagas em estacionamento ou trazer trabalho para casa (a não ser rever e discutir seu jogo, mas isso mal é trabalho), nem interação social forçada. Se eu tivesse que chutar, diria que economizamos cerca de 2 horas por dia comparado ao trabalhador médio, já que trabalhamos em casa e sempre podemos escolher em quais dias tirar folga ou sair mais cedo. Quantos dias por semana você deve jogar se resume a quanto você precisa do dinheiro, quanto você gosta de jogar, e quantas outras responsabilidades/atividades você tem na sua vida.

Administração emocional e do tilt: Tenho sorte por não ter problemas de tilt. A última vez que lembro ter realmente tiltado foi a mais de um ano atrás, e eu estava jogando acima do meu bankroll.

A solução mais fácil para qualquer problema de tilt é jogar num nível baixo o suficiente para nunca sentir grande pressão para vencer. Instabilidade financeira pode induzir muito o tilt, se você realmente precisa ganhar dinheiro jogando poker essa provavelmente não é a solução.

Em segudo lugar eu sugiro um escape para o stress. Algumas pessoas usam uma stress ball, brincam com fichas na mão, gritam, fazem exercícios, bebem algo gelado, respiram fundo, fazem uma pausa por alguns minutos, abrem um vídeo no Youtube de morrer de rir, etc. Encontre o que funciona para você, e se for um escape saudável, fique com ele. Todos nós temos diferentes gatilhos para nosso stress/tilt, e descobrir qual é e evitá-los é essencial para manter a cabeça erguida.

A parte que mais quero ressaltar, porém, é perceber o quão sem sentido é ficar irritado sobre o que não pode controlar. Como eu disse antes, você precisa entrar em paz com a variância, já que você provavelmente nunca vai entendê-la e NUNCA vai ser “justo”. Reclamar sobre a variância não é apenas contraproducente, mas qualquer um que faça mais que um pouco disso provavelmente será considerado um chorão, e você não quer ser um chorão, quer?

Por fim, poker acaba sendo tentar tomar a decisão ideal seguida da decisão ideal após a decisão ideal até o infinito, então ver os resultados. Você pode controlar as decisões que toma, mas não pode controlar o resultado. Já que você sempre será capaz de entrar em outro torneio ou jogo, reclamar de cair nesse ou naquele não faz sentido. Qualquer importância especial que você dá para um evento em particular costuma ser sua imaginação. “Oh mas Bond, eu caí do Evento Principal da WSOP, quão trágico isso é?” Todos nós caímos dele (acho muito improvável que algum campeão da WSOP esteja lendo isso, mas se for o caso: pare de ser um idiota, Jamie Gold), o quão trágico pode ser se é tão comum? Na maioria dos torneios normalmente há apenas um cara feliz com a forma que terminou, e esse é obviamente o vencedor. Se você não consegue lidar com falhar muito freqüentemente, então torneios de poker provavelmente não são para você. É OK contar sua história ocasional de bad beat aqui e ali, mas investir uma enorme quantidade de emoção num torneio só é bastante estúpido e contraproducente para atingir resultados espetaculares.

TIlt é apenas você sendo um bebezão diante da variância. Cresça, enfrente o fato que o poker frequentemente vai desapontá-lo, e faça tudo a seu alcance para conseguir um resultado favorável.

Uma resposta to “#42 – Coisas Que Levei Um Tempo Para Aprender – Administração do tilt e do tempo”

  1. Ola amigo:
    Adorariamos de trocar link com voces.Nos somos do site http://extremaduraclubdepoker.blogspot.com/2007/10/extremadura-club-de-poker.html
    Nos gostaria muito de convidar-lhe ao primer free-roll tournamet que nos vamos a celebrar com uns premios de 800$.
    Pelo momento nos somos 12 jogadores .Si vc fica interesado na troca dos link deixa uma menssaegm para nos no endereço que aparece em nosso site.

Deixe um comentário

 
